São jogos tradicionais a bilharda, o pião, a cabra cega, o jogo do botão, o fito e o berlinde, outrora a juventude praticava e que hoje em dia praticamente caíram em desuso.
O jogo da malha é um jogo tradicional que ainda subsiste.
JOGO DO LENCINHO
Material
- um lenço
Como jogar:
Os jogadores devem fazer uma roda, com as mãos atrás das costas (podendo estar em pé ou sentadas);
Enquanto todos cantam a lengalenga um dos jogadores corre em volta da roda com o lenço na mão (os jogadores não podem olhar para trás);
Num determinado momento o jogador larga o lenço discretamente atrás de outro jogador;
Quando o jogador se aperceber que tem o lenço atrás de si deve começar a correr atrás do outro jogador em volta da roda na tentativa de o apanhar antes de este se sentar o lugar vago;
Se o jogador que deixou cair o lenço for apanhada deverá ir para o meio da roda e ficar de cócoras.
Lengalenga do lencinho:
O lencinho vai na mão,
Vai cair no meio do chão,
Quem olhar para trás,
Leva um grande chapadão,
Sim ou não? (repetidamente)...
JONAS
Preparação do Jogo:
- Participam dois ou mais jogadores;
- Cada jogar tem uma malha;
- Desenha-se um retângulo com 16 casas, umas maiores que valem menos pontos, outras menores com valores superiores e mais difíceis de atingir.
- Marca-se uma linha no chão a uma distância de 10 ou 12m de onde se lança a malha.
Descrição do Jogo:
Cada jogador tem uma malha que atira, marca os pontos de casa onde a malha tombou, desde que esta não fique a tocar na linha.
O jogo termina aos 150 pontos.
O CHINQUILHO
Preparação do jogo:
- Participam 2 ou 4 jogadores que são escolhidos à sorte e colocam-se dois junto de cada meco, de modo a ficarem, de cada lado dois adversários.
- Colocam-se de pé dois mecos, medindo 20cm de altura, a uma distância que varia entre 12 a 18 metros.
- Este jogo tem de ser jogado num terreno plano e pouco duro;
- As malhas devem ser marcadas com números ou traços de modo que cada jogador saiba as que lhes pertencem.
- Os jogadores que jogam primeiro ficam com duas malhas na mão e lançam alternadamente para derrubar o meco ou conseguir que uma delas fique o mais perto possível deste.
Deitando o meco abaixo contam-se 2 pontos e jogadas as 4 malhas aquela que estiver mais perto do meco conta ainda mais 1 ponto.
Se as 2 malhas que estiverem mais perto pertencerem ao mesmo jogador, este tem direito a contar 2 pontos por cada malha.
Em conclusão, um jogador apenas com duas malhas consegues ter o máximo de pontos, que são 7.
A PATELA
A Patela é um jogo parecido com o Chinquilho.
A diferença entre estes dois jogos é a seguinte:
Ganha-se aos trinta pontos. Cada jogador pode fazer o máximo de 8 pontos, pois cada derrube do meco vale 3 pontos e as duas malhas que ficarem mais perto ganham um ponto.
Há uma jogada difícil na patela, quando o meco fica em cima da malha.
Mas se a malha derrubar o meco e ficar colada sobre o lugar exato onde ele estava colocado, o jogador ganha ainda 2 pontos.