Comendador José Nunes Martins

(Clique na imagem para percorrer toda a galeria)

O Comendador José Nunes Martins nasceu a 15 de junho de 1903, em Oliveira do Conde e faleceu a 7 de maio de 1981, no Rio de Janeiro. Teve uma vida de sucesso, mas um percurso difícil. Muito jovem foi ratinho no Alentejo, lenhador em França, em Lisboa caixeiro, partindo daqui para o Brasil. Neste país, criou uma sociedade, para recauchutagem de pneus, mas seria na construção civil e imobiliária que conseguiu êxito, conquistando fortuna a pulso.

Numa das suas visitas à sua terra natal, resolveu perpetuar a sua memória num empreendimento que estivesse ao serviço dos mais necessitados, com a construção de um Posto de Socorros, em 1951 que funcionou até 1960. No final da década de 50, deu lugar à Fundação José Nunes Martins, para cuidados de saúde, tratamento, internamento, partos, raio x e creche, ao serviço de toda a população do concelho.

A inauguração da Fundação, no final de agosto de 1960, trouxe a esta terra grandes personalidades da cultura e política, entre eles o Ministro da Defesa Nacional, um Ministro e um Embaixador do Brasil. Este evento constituiu um grande momento de júbilo para a história desta localidade.