“Casas não fazem aldeias.
As suas gentes, todas, sim!”

São as tradições, os usos e costumes, é o falar com a vizinha, o conhecer e ser conhecido, são as gargalhadas e o alvoroço das crianças, é a música e a cantoria, é o trabalho árduo e o descanso no pico do calor, é o fazer e o ensinar a fazer…
São as vivências. São as recordações. É a Vida.
É a aldeia e todas as suas Gentes!!

Assim é a Festa das Colheitas de Oliveira do Conde. Uma festa simples, mas elegante, um momento único de participação e envolvimento comunitário, de mostra do património, de cultura e revivalismo e talvez, um dos maiores momentos de promoção dos produtos da freguesia e do concelho, nomeadamente do seu produto ancora, o Vinho.
A Festa das Colheitas inicia com uma peça de Teatro – “A Matança do Porco do Pai.” da associação cultural Ritual de Domingo, no dia 13, mantendo-se o formato de mercado, atividades, gastronomia, e Vinhos nos dias 13, 14 e 15, enquanto que dia 22 encerrará com um espetáculo do NACO, a Serração da Velha.
A Festa ocupará as ruas, ruelas, becos, pátios e praças da zona antiga de Oliveira do Conde, com a decoração que já a caracteriza, onde a rusticidade do mundo rural se conjugará com a sobriedade do edificado e onde a parte cultural terá uma forte componente. Esta é uma festa que celebra as colheitas agrícolas, mas também as colheitas de cultura, de afetos e de emoções. Celebra toda uma aldeia e todas as suas gentes!

Sintam-se convidados a juntarem-se a nós e a brindar a Oliveira do Conde!!