O Milagre de Nossa Senhora dos Carvalhais

Era uma vez uma senhora que vivia nesta localidade. Ela não era muito rica mas tinha alguns bens. Todas as semanas mandava alumiar a Nossa Senhora dos Carvalhais com azeite.
Um dia a criada foi ao pote buscar azeite, como era costume, e viu que o pote estava quase vazio. Sem saber o que havia de fazer foi ter com a sua patroa. Esta disse-lhe para fazer o que ela mandava e que não se preocupasse.
A criada foi outra vez buscar azeite e encontrou o pote cheíssimo. Ficou admirada e foi mais uma vez alumiar a Nossa Senhora dos Carvalhais.
Contam as pessoas que foi um milagre de Nossa Senhora.

A Porca de Alvarelhos

Em Setembro de 1939 foi Alvarelhos palco de um conflito pouco vulgar, que opôs boa parte da população ao Sr. Domingos da Costa, carinhosamente tratado por Dominguinhos, proprietário de um muro em frente à casa da Fidalga.

Era um muro como qualquer outro construído por pedras de granito, mas uma dessas pedras representava uma porca e sete leitões.

Pretendeu o proprietário da "porca" levá-la para Santa Comba Dão, o que acabou por fazer, mas teve primeiro que enfrentar a contestação popular dos que a consideravam um objeto de interesse público, uma peça histórico-cultural da localidade.

O conflito foi crescendo e chegou mesmo a tribunal. De acordo com a sentença do juiz, poderia o proprietário, se assim o entendesse, levar a "porca" de Alvarelhos.

Ele assim fez sob a proteção da G. N. R. de Carregal do Sal, Santa Comba Dão e Tondela que teve de usar a força para cumprir a lei.

Referências bibliográficas

Alves, M. (1995, Julho). Memórias e Tradições. Carregal do Sal: DREC/CAEV

(autores desconhecidos). Lendas e Histórias da Minha Terra.
(Estas lendas foram escritas por crianças da escola de Oliveira do Conde, não se sabe quem foram , nem o ano, se alguém reconhecer estes textos, por favor contacte a Junta de Freguesia)

1

2