Pelourinho da Vila

O Pelourinho de Oliveira do Conde é um pelourinho manuelino que assinala o Foral de D. Manuel l, datado de 20/12/1516. Este monumento foi classificado e abrangido em ZEP, como I.I.P., por Decreto nº 23122, da D.G., I Série231, de 11/10/1933, localizado num largo espaçoso, circundado por um muro granítico, com bancos e árvores frondosas assume um lugar central, num conjunto histórico, no qual se destacam dois elegantes solares, como sejam a Casa do Juiz e a Casa da Família Soveral.
Este pelourinho tem por base três degraus quadrados de altura decrescente, sendo o terceiro de formato mais estreito, e mais alto, constituindo a própria base, ou plataforma de assento da escultura do monumento.
Assim, a base do mesmo apresenta moldes com sulcos fundos, iniciando a coluna tem traço medial que o circunda, com pequenas pinhas que salientam os cantos.
O fuste é elegante, alto, de forma espiralada, acentuando as estrias com fundos sulcos escuItóricos.
O capitel, deste pelourinho, também constitui um trabalho escultórico erudito e de acordo com o estilo representado, na medida em que apresenta formato piramidal, em relação à coluna, onde está encimado e finalmente é sobrepujado por pinha cónica, com remate em anel seguido de grimpa fechado com pequenos cogulhos e rematado com Cruz de Cristo em ferro.

Texto de: Paula Teles