O Núcleo de Gravuras de Cabris localiza-se no interior do Complexo Patrimonial,no limite das freguesias de Oliveira do Conde e Currelos, concelho de Carregal do Sal, distrito de Viseu, integrando a área do Lagar de Varas de Cabris e os moinhos de água envolventes (propriedade da Câmara Municipal), tendo como fronteira natural, a norte, a Ribeira de Cabanas. O acesso a este Núcleo Museológico é efectuado através da estrada que parte do Carregal do Sal para Travanca de S. Tomé, ficando o núcleo de gravuras do lado esquerdo daquela via, a uma curta distância da ponte que atravessa a referida ribeira. A vegetação, apesar de rasteira, é pouco abundante, predominando a giesta, a urze, o
tojo e, sazonalmente, os narcissus scaberulus, sendo de destacar também a vegetação arbórea, com a predominância do pinheiro manso, choupos e salgueiros, assim como loureiros que cobrem as margens da referida ribeira.
É um espaço que congrega um conjunto de estruturas patrimoniais de diferentes épocas históricas,designadamente o Lagar de Varas de Cabris e os Moinhos de Água adjacentes, que poderão ter sido edificados no final do século XVIII, um conjunto de gravuras rupestres do Período Neolítico, o Forno de Cozer Pão primitivo, o Lagar escavado na Rocha da Época Romano-Medieval e um pequeno imóvel (moinho) de dois pisos que poderá vir a constituir o futuro Centro Interpretativo deste Núcleo Museológico, para além do património natural envolvente proporcionado pela Ribeira de Cabanas.
Por conseguinte a preservação e valorização do significativo número de testemunhos atrás referidos, a que habitualmente, para os qualificar, se atribui a designação de conjunto, dever-se-á salientar que, para o presente caso, estamos em presença do que deverá designar-se de
“Complexo”, visto que algumas das suas características apontam claramente para a existência de articulações funcionais entre o aproveitamento da força motriz da água e os três moinhos de rodízio, para além do lagar de varas que, de igual modo, se torna funcional através de canal de adução (levada), para movimentar a sua galga.
Para além destas evidências, a existência do forno de cozer pão a uma curta distância dos moinhos revela que, todo o espaço, era multi-funcional e usado como suporte de sobrevivência para as populações ao nível dos produtos essenciais à sobrevivência: água, azeite, farinha e pão, sendo de evidenciar por último, a existência do lagar tradicional para fabricação do azeite, o qual faria parte essencial na dieta alimentar de todas as classes sociais desde tempos recuados.
Pinto, E. (2012). Complexo Patrimonial de Cabriz Núcleo Museológico Museu, Bases para a execução de um projecto de musealização, (pp.2,3,6). Municipal Manuel Soares de Albergaria. Carregal do Sal: Câmara Municipal de Carregal do Sal.
Revista de Arqueologia . volume 1. número 2. 1998
Fotografias gentilmente cedidas por Câmara Municipal de Carregal do Sal.
©2020 · IDStudies · Todos os direitos reservados