Rua dos Carvalhais - Oliveirinha
Arquitetura pública civil do século XX
Construção subterrânea em granito tosco, com dois lances de escada, constituída por um frontão emoldurado de formato rectangular, rematado por nicho. Apresenta uma bica e tanque recetor, bem como um banco lateral destinado à espera e ao descanso. Numa tabela esculpida no granito encontra-se a seguinte inscrição: J.F 1939
Rua da Estação - Oliveirinha
Arquitetura Pública Civil do século XX
Construção simples em granito aparelhado de frontão paralelepipédico, constituído por uma bica e um tanque recetor de água.
Oliveirinha
Arquitetura popular do século XX
Lavadouro protegido com estrutura em ferro e folhas de zinco e constituído por dois tanques para lavagem de roupa, abastecidos por uma fonte com água de uma nascente local.
Largo da Rua de Baixo - Oliveirinha
Arquitetura popular do século XX
Construção simples em blocos de cimento, assente sobre uma base circular, constituída por frontão rematado por arco-semicircular. Possui uma bica e tanque de receção. Nas laterais apresenta dois bancos destinados à espera e ao descanso.
Largo da Botica - Oliveirinha
Arquitetura pública do século XX
Feito em granito aparelhado, adossado a um muro, frontão paralelepipédico central com bica abastecida pela rede pública e tanque de formato rectangular com receção de água. Assenta numa base de planta rectangular feita em lages de granito.
©2020 · IDStudies · Todos os direitos reservados