LOCAL: Oliveira do Conde
A casa que integrava a extinta capela de Nossa Senhora da Conceição é um imóvel (em reconstrução) datado do século XVII. A casa possui um espaço de jardim interno, rodeado por muros altos, virada para o jardim encontra-se a porta primitiva da Capela, atualmente assinalada com um azulejo evocativo à padroeira.
A Capela é constituída por dois corpos que se unem estruturalmente ao nível arquitetónico, é construído por granito, apresenta na sua fachada uma varanda alpendrada. Cristóvão Soares de Albergaria, Capitão-Mor, segundo registos documentais antigos, mandou construir a Capela junto às casas da sua residência, na mesma vila.
LOCAL: Casa dos Buxeiros - Oliveira do Conde
A Casa dos Buxeiros é um imóvel do século XVII/ XVIII, esteve outrora uma pequena Capela privada, atualmente extinta.
Desta Capela resta apenas testemunhos documentais que comprovam a sua existência, designadamente memórias paroquiais de 1758, "A quarta caza, e ilustre e do doutor Jozé Quaresma e Dona Victória Pessoa Abrantes Andrade tem uma Capela de Nossa Senhora da Encarnação".
LOCAL: Oliveirinha
A Capela de Santo Amaro é uma singela ermida, construída no Século XVII. Possui linhas baixas e de sóbria arquitetura, na sua fachada principal encontra-se um portal ladeado de possantes pilastras, encimado por lintel de granito emoldurado e por um óculo circular que dá luz ao interior da capela. é constituída por um telhado de duas águas e uma cruz latina no topo.
No interior possui um pequeno retábulo em talha dourada com um nicho ao centro onde se encontra a imagem de Santo Amaro.
Por tradição ancestral é neste local que se realiza a festa anual do padroeiro.
LOCAL: Oliveirinha
A Capela é um edifício religioso do século XVIII, de planta longitudinal e arquitetura simples, sobressaem na fachada frontal o portal emoldurado com lintel direito, óculo de luminosidade ao seu interior e um singular campanário com o sino, rematado por arco conopial e pináculo, possui uma cruz latina no topo do telhado ladeada também de pináculos piramidais.
O interior da Capela possui um arco de cruzeiro que demarca a área da assembleia e o altar-mor, pois este encontra-se mais elevado. Junto ao arco encontra-se do lado direito a imagem do Menino Jesus de Praga e do lado esquerdo a da Rainha Santa Isabel.
No retábulo, apresenta ao centro a imagem de Nossa Senhora dos Prazeres, ladeadas pelas imagens de São Sebastião e Nossa Senhora de Fátima.
LOCAL: Oliveirinha
A Capela é classificada como Imóvel Público, encontra-se atualmente em ruína, foi construída no século XVIII. Apresenta uma planta longitudinal orientada de NW /SE, era coberta por uma abóboda de berço (só resta vestígios desta).
A sua fachada principal conserva ainda o pórtico de entrada, o óculo em quadrifólio e a parte superior coroada por arco tripartido e cruz latina trevada.
A torre sineira está adossada à fachada, mantendo ainda as quatro ventanas coroadas por quatro pequenos pináculos e cruz latina ao centro.
O seu interior, atualmente esvaziado e destruído, apresentava um arco cruzeiro, em cantaria que dividia o espaço entre a capela-mor e a assembleia. O púlpito é em pedra, com a finalidade de ser utilizada também para confessionário.
Esta capela está ligada a uma lenda que relata o aparecimento da imagem de Nossa Senhora, no tronco de um carvalho, a poucos metros onde esta viria a ser construída, essa imagem foi levada pela população para a igreja de Oliveira do Conde. No dia seguinte a imagem de Nossa Senhora encontrava-se novamente local, no mesmo carvalho. Este local tornou-se num sítio de romagem e culto de fiéis.
©2020 · IDStudies · Todos os direitos reservados