(Clique na imagem para visualizar a galeria de imagens)
DISTÂNCIA: +/-13km
DURAÇÃO: Variável (dependendo se o percurso é realizado a pé ou de veículo motorizado)
NÍVEL DE DIFICULDADE: Fácil
DESCRIÇÃO DO PERCURSO:
O percurso inicia-se na ORCA DO OUTEIRO DO RATO, em Fiais da Telha, segue-se para oeste, cerca de 800m até chegar a um entroncamento. Vira-se à esquerda, para sul, percorre-se 900m, até encontrar novamente um entroncamento. Vira à direita, segue 80 m e vira à esquerda. 80m mais à frente, noutro entroncamento, segue em frente 300m e encontra a ORCA DO SANTO.
Seguindo a estrada em direção a sul e depois sudoeste, 850m, encontra um entroncamento, virando à esquerda. Segue 46m depois, vira à esquerda no entroncamento.
Segue 100m até a um novo entroncamento e vira novamente à esquerda em direção ao ABRIGO DA ORCA a 550m deste local.
Depois de admirar o belo monumento que é o ABRIGO DA ORCA, retorna ao entroncamento anterior, e aí, vira à direita, em direção ao DÓLMEN DA ORCA a 400m.
Para continuar o percurso, tem de retroceder até à estrada principal, a 500m.
Já na estrada principal, segue-a para sudoeste, 500m até encontrar novamente outro entroncamento, vira à esquerda, a 160m encontra a ORCA 1 DO AMEAL. A 130m à frente encontra a ORCA 2 DO AMEAL. Depois da ORCA 2 DO AMEAL, se estiver a fazer este percurso a pé, segue para oeste, 160m e vira à direita encontrando o HABITAT DO AMEAL. Se estiver a fazer este percurso num veículo motorizado, tem de retroceder ao entroncamento antes da ORCA 1 DO AMEAL, e virar à direita (290m).
Depois do HABITAT DO AMEAL vira-se à esquerda em direção à ORCA DA PALHEIRA a 650m, percorrendo a estrada.
Depois da ORCA DA PALHEIRA, para continuar o percurso, retrocede-se à ORCA 2 DO AMEAL. Ali, segue para sul, cerca de 130m, e vira à esquerda, no entroncamento. A 100m depois, vira à direita, num novo entroncamento, percorre-se 100m e encontra-se a mais recente descoberta arqueológica do concelho, a ORQUINHA DA VÍBORA. Se quiser visitar o MARCO GEODÉSICO que não faz parte do percurso, mas que tem um magnifico miradouro sobre o Vale do Mondego, segue 120m para sul após a ORQUINHA DA VÍBORA.
Continuando o CIRCUITO PRÉ-HISTÓRICO, retrocede-se 175 m a partir da ORQUINHA DA VÍBORA, e vira à esquerda, no entroncamento. Após alguns metros percorridos, encontra o COMPLEXO RUPESTRE DO AMEAL, mais à frente, a 64m, encontra as GRAVURAS DO AMEAL.
Depois das GRAVURAS DO AMEAL, siga a estrada, para oeste, até o entroncamento, virando à esquerda. Percorre quase em linha reta, 660m pela estrada, e termina o CIRCUITO PRÉ-HISTÓRICO FIAIS-AZENHA com o grandioso PENEDO DA VÍBORA (este Circuito deve ser acompanhado do mapa disponibilizado no site. da Junta de Freguesia de Oliveira do Conde).
O percurso pode ser efetuado em qualquer época do ano, tendo os seus utilizadores que tomar algumas precauções face às elevadas temperaturas que se podem fazer sentir durante o Verão. Durante os períodos de maior precipitação recomenda-se algum cuidado na travessia de alguns troços alagadiços.
©2020 · IDStudies · Todos os direitos reservados